Cópias ou meras inspirações?

Fernando Morgado comenta a influência do design televisivo internacional na televisão brasileira. Apreciando algumas identidades visuais americanas, verifica-se nitidamente algumas semelhanças que podem ter servido de inspiração às marcas brasileiras. Um exemplo é o do símbolo do canal americano CBS, criado por Willian Golden em 1951, em comparação aos símbolos utilizados pela Rede Globo e Rede Bandeirantes. No caso da Bandeirantes, a forma simples e simétrica que representa o olho se assemelha ao da marca americana, mantendo assim o mesmo conceito do olhar, da visão. Já em relação a Globo, a única diferença formal seria a troca do “cristalino do olho” por uma “tela de tevê”. Porém, mesmo com essa única diferença, o conceito é completamente modificado.
cbs_globo_band
Contudo, em algumas situações, a coincidência é tanta, que podemos deconfiar, confirmando a máxima de Chacrinha que diz que na televisão nada se cria, mas tudo se copia. É o caso da semelhança entre a marca do SBT e da emissora americana ABC, criada por Paul Rand em 1962. Ambas utilizam um círculo com um logotipo central e uma tipografia quase idêntica, estruturada a partir dos círculos.
abc_sbt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

New McCann Worldgroup Identidade. Originalidade e inovação acima de tudo.