5 marcas que já tiveram problemas com seus nomes.

Um trabalho de Namming, deve ser feito com cautela para que no futuro empresas não tenham problemas com ações na justiça e possíveis perdas. Claro que algumas empresas se beneficiam disso para que tenham seus negócios alvancados. O cuidado deve ser redobrado e bem estudado para que o revés não seja doloroso para a empresa.

Recentemente, a justiça proibiu a empresa de cartões "Cielo" de usar tal marca. Antiga Visanet, a companhia teria se beneficiado do sucesso do nadador Cesar Cielo para mudar de nome em 2009. Foi o que entendeu uma decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro.

Conforme informa O Globo, a sentença da juíza Márcia Maria Nunes de Barros deu à empresa 180 dias para deixar de usar o nome em todo o território nacional, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A marca diz que se trata de uma decisão em primeira instância e vai recorrer.

A decisão, ocorrida na última terça-feira (14), reacende a discussão sobre os nomes das marcas.

Vejam outros exemplos.


Confira:


Johnnie Walker vs. João Andante





Uma cachaça brasileira resolveu se lançar no mercado claramente inspirada no whisky Johnnie Walker. Foi processada e teve de mudar de nome para O Andante.


Apple vs. Apple Records






Uma das disputas de nome mais famosas da história, a marca de tecnologia e a gravadora dos Beatles chegaram a um acordo em 2007.


Amil vs. Amil Desentupidora






Em junho deste ano, a Amil foi ao ao Supremo contra uma dedetizadora que usa o mesmo nome da marca. O Ministro Gilmar Mendes negou o pedido da empresa.


Lady Gaga vs. Energético Gaga






Lady Gaga abriu um processo contra o energético austríaco Gaga. A ação chegou ao fim recentemente, em agosto. A decisão é que a bebida segue com o nome.


Arnold Schwarzenegger vs. Arnold Nutrition






A marca de suplementos Arnold Nutrition venceu uma ação movida por Arnold Schwarzenegger. O ator alegava violação de seus direitos de marca, porém, o Desembargador Federal Abel Gomes entendeu que a Arnold Nutrition, que existe desde 2004, é uma marca consolidada e registrada, que inclusive já foi patrocinadora do evento de fisiculturismo do ator.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

New McCann Worldgroup Identidade. Originalidade e inovação acima de tudo.