Primeiras impressões do iOS 7 para um usuário e desenvolvedor

Será que este é mesmo o caminho... Novas percepções sobre a funcionalidade e o design do IOS7...
As percepções que posso descrever percorrem dois pontos de vista:
Como usuário:
Foi grande o impacto do minimalismo da nova interface. Muito mais leve, o novo design surpreende pela simplicidade dos elementos gráficos. Mas a mudança não ficou restrita ao formato e cores. A navegação nos grupos de apps agora utiliza o conceito de profundidade ou navegação em níveis de contexto.
Neste aspecto ficou mais fácil identificar sua locomoção entre as aplicações, pois até o conceito parecido a um Alt-Tab com a lista das janelas abertas foi implementado.
Não tem mais o duplo clique no botão home e depois ficar pressionando algum ícone para iniciar o processo de derrubar aplicações. Agora, na lista de janelas apresentada, basta "jogar" a janela para fora da lista e a aplicação deixa de estar em execução.
A mudança na tipografia de fontes, configuração de tamanhos de fonte e as cores mais leves, dão a impressão de maior tranquilidade e leveza ao usuário.
O novo dashboard de funções, acessado a partir da tela bloqueada, traz mais facilidades ao usuário no conceito clique menos e faça mais. Por exemplo, agora a partir da tela bloqueada é possível, nesta versão beta, ligar e desligar: lanterna, Wi-Fi, Bluetooth, Não incomode, entre outros.
Como Desenvolvedor:
É pouco comum analisar o impacto do projeto de interfaces de usuário na economia de consumo de bateria e CPU. Com este novo conceito de interface, Jonathan Ive, talvez sem querer (duvido), tenha conseguido otimizar o consumo do processador e memória disponível simplesmente trabalhando conceitos gráficos. 
Mas como assim? Exibir imagens de alta definição (HD) com grande quantidade de pixels e cores, mesmo que em pequenos espaços de tela, o que acontecia com quase todos os ícones e demais elementos gráficos, demandam consumo de memória e performance de processamento gráfico.
Com este novo conceito de design flat, que não é uma novidade no mundo dos designers, utiliza-se menor quantidade de memória por ter muito menos informações gráficas a serem armazenadas e acessadas e, consequentemente processadas.
Essa simples e corajosa mudança trouxe muitos benefícios no tangente a tempo de resposta do sistema operacional. Os demais pontos de melhorias do sistema operacional serão descobertos com mais tempo de pesquisa nesta primeira versão beta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

New McCann Worldgroup Identidade. Originalidade e inovação acima de tudo.