O que é Namming

Afinal o que é Naming? Muitos designers querem saber. O que é este projeto que esta surgindo no Brasil?

Afinal, nem todo mundo é capaz de trabalhar um namming para um possível cliente corretamente. Isso requer experiência em projeto e anos de trajetória em design.

Com isso ficamos com muita dificuldade de criar um nome robusto e que representa fielmente a uma determinada empresa ou até um produto, a partir disto as empresas vêem recorrendo a agências para criarem nomes e dai então foi criado o termo Naming.

Atualmente aqui no Brasil esse termo é novo e pretendo mostrar basicamente como funciona o processo de Naming, ou seja, a criação do nome de uma empresa. Isso deve ser um processo ao qual interpretamos o desejo, a missão, a visão e os objetivos de uma futura empresa e daí imaginamos ela como um todo, levando-se em conta inclusive em um futuro bem próximo, com um nome atraente, seu processo de comunicacão em mídias e sua gestão de marketing englobando-os as campanhas futuras.

Abaixo listei 7 passos básicos para você criar um o nome de uma empresa seguindo a nova metodologia de Naming.


1. Recolha informações da empresa
Crie um questionário padrão para o seu cliente perguntando tudo sobre a empresa como história, valores, produto que vende, objetivos, tempo de empresa, principais clientes, localização, publico alvo e etc.
2. Brainstorming
Liste todos os nomes de todas as concorrentes de seu cliente para o fim de não criarmos um nome repetido além destes nomes coloque na mesa também todos os nomes que você criou e faça um filtro dos nomes que mais tem relacionamento com o as informações que você recolheu no questionário.
3. Avaliação oral
Faça uma pequena avaliação oral dos nomes que você criou ex.: Veja se a sua pronúncia é fácil de acordo com o publico alvo, se dependendo da região as pessoas com seus sotaques diferentes e outros tipos de dialetos a assimilam. Verifique esta parte com cuidado para que não tenha no futuro, problemas de pronunciação.
4. Disponibilidade
Verifique em vários mecanismos de busca se este nome não existe, ex.: Google, Bing, Registro.br. e se há registro no INPI através de consulta no site (http://www.inpi.gov.br/portal/) .

5. Filtragem
Depois da avaliação das palavras faça mais um filtro retirando as que já existiram ou acharam com muita semelhança.
6. Ultima avaliação
Com todas as palavras que foram escolhidas, faça uma ultima avaliação, (se alguma nova aparecer, refaça as pesquisas) e consulte novamente o INPI. 

7. Decisão do nome.
Por ultimo reúna os nomes que ficaram disponíveis se reúna com seu cliente e vá para a última parte do processo de Naming que é a decisão do nome da empresa.

Recomendo que você tenha um brainstorming bem elaborado, e várias consultas na internet e no INPI para chegar com um bom resultado e uma boa avaliação junto ao cliente para uma decisão definitiva. 

O cliente precisa saber que um nome bem escolhido e uma boa marca, não são suficientes para o sucesso de uma empresa. 

Os valores éticos de uma empresa e muito trabalho de divulgação, faz que no futuro a sua marca seja respeitada e se torne um diferencial em seu segmento. Não adianta um namming bem elaborado se os preceitos éticos desta empresa não estiverem nos objetivos desta para com a sociedade e seus clientes. Somente com valores éticos apropriados e uma participacão social eficiente podem torna-la uma marca forte.

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