Manifesto' defende fim do analista de mídias sociais

Uma nova profissão se apresenta. Com este manifesto pede-se mais profissionalização para esta nova profissão.


“Nossas crianças cresceram.” É com esta expressão que Roberto Cassano, diretor de Planejamento e Estratégia da Agência Frog, anuncia um novo posicionamento da empresa para colaborar com o amadurecimento do trabalho realizado dentro das redes sociais e com a profissionalização do negócio. Especializada em inteligência e soluções em meios digitais, a empresa lançou o manifesto “Mate o Analista de Mídias Sociais”.

Segundo Cassano, um dos principais motivos para o manifesto é o fato de a função de analista, por ser multitarefa e multidisciplinar, fazer deste profissional alguém muito genérico em "missões" que exigem um especialista.

“O analista pensa e executa a presença de uma empresa nos meios digitais. Ele planeja, escreve, interage, monitora, mensura e, se precisar, ainda faz o café”, conta o executivo, que acredita que o amadurecimento e a evolução do mercado de mídias sociais ficará comprometido se não houver uma divisão das especialidades. “Acabar com o analista de mídias sociais é o sacrifício para o amadurecimento”, diz.

Na Frog, os antigos analistas foram separados conforme especialidades e demanda: um grupo de social planners, os planejamentos sociais, e um grupo de comunidade e engajamento. Os profissionais de métricas e de insights e pesquisa também participaram da divisão, que ocorreu nas áreas de coordenação e em outros níveis mais avançados. “As pessoas vão optar pelo grupo que for mais adequado ao seu perfil”, acrescenta o executivo.

O executivo afirma que “o analista  é a personificação da indústria de redes sociais” e que a visão apaixonada deste profissional não o deixa perceber os resultados reais dos indicadores técnicos.

“O analista é alguém tão apaixonado a ponto de enxergar valor em algo que, isoladamente, nada representa. Um curtir? Uma réplica no Twitter? Chega de tentar convencer o cliente do valor de um clique. Precisamos conectar os cliques ao que o cliente consegue mensurar. Para isso, precisamos que cada um saiba sua responsabilidade”, defende Cassano.

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