Que tipo de chefe, nós designers, queremos?
Segunda feira chegou e com ela vem a semana de trabalhos. Com esse início de ciclo produtivo quero prestar esse serviço à nossa profissão e aos designers que acompanham esse blog. Ei, você lendo esse post e exerce funções como diretor de arte, gerente de projetos, presidente da empresa, ou que qualquer outro cargo de chefia sobre alguém, você é um chefe? Se a resposta for um sim significa que estamos todos nós com sérios problemas! Resumindo, você não é o chefe que queremos ter! Quer entender o motivo?
A cada dia estamos nos preparando para enfrentar o mercado de trabalho. Sabemos que exercer a profissão de designer exige do profissional uma grande capacitação técnica, conhecimento vasto de referências, embasamento histórico e teórico, e sem falar de aspectos comportamentais íntegros e éticos. Ok, até ai? Bem, falamos apenas de uma faceta da equipe de sucesso. O outro lado da moeda são os chefes!
Creio que muitos vão perceber que, apesar do nome bonito do cargo que ostentam, ainda são chefes, mas a partir de agora vou me dirigir apenas aos que querem ser líderes e tornar a sua equipe vitoriosa. Você que ainda quer permanecer chefe pode fechar essa página, esse post não é pra você.
Vamos usar um case simples: atraso. Existem chefes que simplesmente sancionam punições aos funcionários ao menor atraso cometido, e “líderes” (entre aspas) que simplesmente fingem que não viram, sendo injusto com os pontuais. O líder, na real essência da palavra, é o meio termo. Vou agora dar algumas simples dicas para que sua atitude chegue ao mais próximo do nível da liderança ideal.
Mesmo que sinta raiva ou se chateie sério, você PRECISA, contar até dez. Não descarregue sobre o pobre funcionário mesmo que pareça merecer, muito menos fale mal de algum cliente perante a equipe, mesmo que o cliente faça jus.
Ainda no mesmo case, o líder poderá perceber que o atraso poder ter acontecido por diversos motivos. Nem sempre o sono ou falta de compromisso são as causas. Com o tempo, e se demonstrar equilíbrio, conquistará a confiança do funcionário e este não precisará mentir para se livrar de uma punição. Cabe a você mudar a imagem de chefe turrão.
Através das informações, coisas precisariam ser pensadas e ajustadas, exemplo: moradia muito distante do funcionário: Quem sabe um pequeno ajuste salarial para que ele se mude para mais perto da empresa, ou pegar um ônibus mais rápido (possuem tarifa maior mas ajudam no conforto e auxiliam na pontualidade).
Como designer o líder precisa trazer sempre soluções inteligentes. Não adianta só punir. Punições injustas só trazem insatisfação e quebra da lealdade. Quem sabe oferecer um simples lanche pela manhã não facilitaria o funcionário que sairia de casa sem tomar café pegando assim menos trânsito? As soluções são infinitas e podem ser adaptadas à realizade da empresa. É ai que frisamos mais um ponto.
Um exemplo que eu mesmo presenciei foi de um amigo meu que estava passando por dificuldades financeiras e se dirigiu ao sub-chefe da empresa pedir um adiantamento salarial. Este friamente deu o ultimato: a burocracia não me permite fazer isso. A resposta provocou uma revolta interna violenta no funcionário que o fez perder total interesse nas suas funções diárias. Se o sub-chefe tivesse pelo menos se interessado em saber qual era o motivo do adiantamento constataria que eram míseros R$ 60,00 para completar o valor de uma conta de luz atrasada. Pasmem vocês!
Muitos invejam o Google e se questionam por que os melhores estão lá. Você também pode ter os melhores! Calma, você não precisa pagar o dobro que a empresa concorrente. Pense com cuidado sobre a próxima dica.
Um salário justo é obrigação, uma diferença acima do mercado sempre bem vinda, mas não pare por ai. Assistência médica completa e de qualidade, um auxílio-transporte que facilite trajetos rápidos e confortáveis. Já pensou em instituir horários flexíveis? Existe etapas do projeto em que o designer trabalha praticamente sozinho. E se ele cumprisse sua meta diária em casa? Pense na economia com transporte. O funcionário poderia se concentrar melhor e estabelecer um horário ficando assim mais a vontade, perto da família e ainda com aquela agradável sensação de folga. Com seus chinelos e comendo uma comida caseira. Some isso à sensação de valorização e confiança.
Eu por exemplo rendo muito melhor nas madrugadas, tanto escrevendo quanto criando. Percebendo que um funcionário não está rendendo o suficiente numa determinada tarefa, já pensou em pagar uma especialização ao invés de querer demitir? Aja com humanidade. Você terá uma equipe muito mais agradecida e fiel. Reduzirá o troca-troca caro de funcionários dentro da sua casa.
Se você chegou até aqui e viu que muita coisa talvez esteja fora do seu alcance ou ficou meio perdido, sinta-se a vontade para favoritar o post e ler com calma depois. Anote em algum lugar essas dicas e as siga com cuidado. Faça aos poucos, não convoque uma reunião dizendo que agora você vai mudar. Não precisa, eles vão sentir e notar a diferença. Não espere palavras, você verá o resultado.
Pra finalizar, queria responder a pergunta do início do post. Nós designers não desejamos um chefe. Queremos um líder que:
A cada dia estamos nos preparando para enfrentar o mercado de trabalho. Sabemos que exercer a profissão de designer exige do profissional uma grande capacitação técnica, conhecimento vasto de referências, embasamento histórico e teórico, e sem falar de aspectos comportamentais íntegros e éticos. Ok, até ai? Bem, falamos apenas de uma faceta da equipe de sucesso. O outro lado da moeda são os chefes!
Mas o que é ser um chefe?
Existem por aí inúmeros cursos de liderança, com definições e teses, aqui não vamos entrar no aspecto teórico para definir a palavra chefe, vamos assumir então apenas dois termos que sintetizam a liderança: chefe e líder.Chefe é aquele que nos afasta; e Líder é aquele em que fazemos de tudo para estar perto.Vou dar um minuto para você fazer uma análise interna das suas atitudes se enquadar numa das duas categorias. [tempo]
Creio que muitos vão perceber que, apesar do nome bonito do cargo que ostentam, ainda são chefes, mas a partir de agora vou me dirigir apenas aos que querem ser líderes e tornar a sua equipe vitoriosa. Você que ainda quer permanecer chefe pode fechar essa página, esse post não é pra você.
Características do líder
Líder é aquele que exerce uma influência positiva sobre os subordinados.Não vou aqui pregar que líder é aquele bobo que aceita as mancadas do funcionário, que devem ser esquecidas ou desconsideradas apenas para formar uma “equipe” interesseira, brindando o fato dele ser um grande omisso (Obs. sim, o termo certo é funcionário. O nome colaborador e suas vertentes não passa de um eufemismo e dos mais perversos!).
Vamos usar um case simples: atraso. Existem chefes que simplesmente sancionam punições aos funcionários ao menor atraso cometido, e “líderes” (entre aspas) que simplesmente fingem que não viram, sendo injusto com os pontuais. O líder, na real essência da palavra, é o meio termo. Vou agora dar algumas simples dicas para que sua atitude chegue ao mais próximo do nível da liderança ideal.
O líder é equilibrado.Não adianta simplesmente punir alguma falta do funcionário. Você como líder necessita ter o controle e apurar todos os fatos. Nesse mesmo case, o do atraso, vemos que uma decisão precisa ser tomada. Qual é a atitude correta? O líder não age por impulso, ele não deixa as emoções superarem a razão. Líder não xinga e não bate na mesa. Não grita e não agride verbalmente. Não mente para o cliente e nem o xinga pelas costas, principalmente na presença de um funcionário. Ele é exemplo. Ele é a referência de ética na empresa. Se o líder não é ético, por que um funcionário seria? Se um líder não respeita o cliente, faria igual o simples empregado?
Mesmo que sinta raiva ou se chateie sério, você PRECISA, contar até dez. Não descarregue sobre o pobre funcionário mesmo que pareça merecer, muito menos fale mal de algum cliente perante a equipe, mesmo que o cliente faça jus.
O líder sempre busca o diálogo.Ao observar algo e julgar que uma ação é necessária, sempre busque a comunicação. Quando estiver calmo (e de preferência num momento em que tenha de fato tempo pra escutar) vá até o funcionário e pergunte com calma e ouvidos bem abertos o que aconteceu (prepare os ouvidos), peça a ele mansamente o motivo da falta cometida. Mostre que você precisa de uma justificativa mas também demonstre interesse em saber o que houve. O funcionário precisa que o líder entenda suas necessidades e vai se sentir muito bem ao ver que ele é notado.
Ainda no mesmo case, o líder poderá perceber que o atraso poder ter acontecido por diversos motivos. Nem sempre o sono ou falta de compromisso são as causas. Com o tempo, e se demonstrar equilíbrio, conquistará a confiança do funcionário e este não precisará mentir para se livrar de uma punição. Cabe a você mudar a imagem de chefe turrão.
Através das informações, coisas precisariam ser pensadas e ajustadas, exemplo: moradia muito distante do funcionário: Quem sabe um pequeno ajuste salarial para que ele se mude para mais perto da empresa, ou pegar um ônibus mais rápido (possuem tarifa maior mas ajudam no conforto e auxiliam na pontualidade).
Como designer o líder precisa trazer sempre soluções inteligentes. Não adianta só punir. Punições injustas só trazem insatisfação e quebra da lealdade. Quem sabe oferecer um simples lanche pela manhã não facilitaria o funcionário que sairia de casa sem tomar café pegando assim menos trânsito? As soluções são infinitas e podem ser adaptadas à realizade da empresa. É ai que frisamos mais um ponto.
O líder se preocupa com o funcionário.Demonstre com sinceridade que está buscando soluções aos problemas expostos. Seja franco, fale se irá ou não agir. E se não puder agir no momento tente levar a solução para quem possa. E se não poder resolver tente ao menos minimizar as causas e as consequencias. Participe ao funcionário das ações tomadas, mostre que ele faz parte da sua lista de prioridades. Lembre-se, pode parecer pequeno pra você mas são transtornos gigantescos para ele, influenciando diretamente na produtividade. O líder então ajuda a criar uma atmosfera familiar, agradável e gostosa para o trabalho. Olhe a produtividade crescendo junto.
Um exemplo que eu mesmo presenciei foi de um amigo meu que estava passando por dificuldades financeiras e se dirigiu ao sub-chefe da empresa pedir um adiantamento salarial. Este friamente deu o ultimato: a burocracia não me permite fazer isso. A resposta provocou uma revolta interna violenta no funcionário que o fez perder total interesse nas suas funções diárias. Se o sub-chefe tivesse pelo menos se interessado em saber qual era o motivo do adiantamento constataria que eram míseros R$ 60,00 para completar o valor de uma conta de luz atrasada. Pasmem vocês!
Muitos invejam o Google e se questionam por que os melhores estão lá. Você também pode ter os melhores! Calma, você não precisa pagar o dobro que a empresa concorrente. Pense com cuidado sobre a próxima dica.
Qualidade de vida não se paga apenas com salário.Como designers sabemos que nem sempre uma solução cara pode render um resultado excelente para o projeto. Assim como buscamos alternativas econômicas e com valor agregado, precisamos ter as mesmas preocupações com os nossos recursos humanos.
Um salário justo é obrigação, uma diferença acima do mercado sempre bem vinda, mas não pare por ai. Assistência médica completa e de qualidade, um auxílio-transporte que facilite trajetos rápidos e confortáveis. Já pensou em instituir horários flexíveis? Existe etapas do projeto em que o designer trabalha praticamente sozinho. E se ele cumprisse sua meta diária em casa? Pense na economia com transporte. O funcionário poderia se concentrar melhor e estabelecer um horário ficando assim mais a vontade, perto da família e ainda com aquela agradável sensação de folga. Com seus chinelos e comendo uma comida caseira. Some isso à sensação de valorização e confiança.
Eu por exemplo rendo muito melhor nas madrugadas, tanto escrevendo quanto criando. Percebendo que um funcionário não está rendendo o suficiente numa determinada tarefa, já pensou em pagar uma especialização ao invés de querer demitir? Aja com humanidade. Você terá uma equipe muito mais agradecida e fiel. Reduzirá o troca-troca caro de funcionários dentro da sua casa.
O líder inspira confiança.Não adianta começar a distribuir bondades se elas virem misturadas com péssimos costumes, como linguajar azedo e críticas ácidas, falta de ética ou mudanças frequente de decisões. Você precisa ser coerente. Constante. Alguém que muda incessantemente de atitude e de humor é visto como infantil e falso. Esse é um ponto crítico. Você pode colocar tudo a perder!
Sorria e seja agradávelComprimente, aperte a mão, se aproxime das pessoas. Seja sociável. Distribua sorrisos. Pergunte se a família anda bem e aprenda a escutar quando algo anda mal. Em troca ganhará uma equipe coesa e feliz. Quem precisa de um chefe chato e mal humorado?
Finalizando
Certamente existem muito mais características que configuram um líder ideal, apenas listei as mais importantes e que exercem influências diretas sobre o funcionário, sua qualidade de vida e produtividade.Se você chegou até aqui e viu que muita coisa talvez esteja fora do seu alcance ou ficou meio perdido, sinta-se a vontade para favoritar o post e ler com calma depois. Anote em algum lugar essas dicas e as siga com cuidado. Faça aos poucos, não convoque uma reunião dizendo que agora você vai mudar. Não precisa, eles vão sentir e notar a diferença. Não espere palavras, você verá o resultado.
Pra finalizar, queria responder a pergunta do início do post. Nós designers não desejamos um chefe. Queremos um líder que:
Supra as necessidades técnicas e de recursos de trabalho, promova um ambiente agradável e que seja extremamente justo em suas decisões. Ponto.Sem mais, e espero ter colaborado.
Comentários